Esta é a
questão que todas as empresas devem fazer antes de avançarem para a criação de
perfis no facebook ou outra rede social. Na verdade, se a empresa não tem um
objetivo pensado para a sua presença digital o conselho é Não. Não avance com a
criação de perfis nas redes sociais pois uma imagem descuidada ou a publicação
de conteúdo que não é original só fará com que a sua empresa saia “beliscada”.
Perante a
questão: porque decidiu criar perfil no facebook, é frequente ouvir como
resposta: porque toda a gente está no facebook. Ter muitos “likes” não é
sinónimo de ter uma boa página pois muitos dos alegados “fãs” terão deixado de
seguir a página se esta não apresentar alguma dinâmica e/ou não comunicar
conteúdo que seja do interesses dos seguidores. Por outro lado, o facebook empresarial nem
sempre é a rede social recomendada (apesar de ser a mais usada em Portugal). Senão
questiono: uma empresa que venda um produto de luxo para Londres deve escolher
o facebook? Talvez existam outros canais sociais mais interessantes para a marca,
como o Pinterest ou o twitter.
Por outro lado,
as empresas que não se preparam para comunicar na web, habitualmente improvisam
ou não respondem. Ao criar canais sociais é recomendável que haja um plano de
comunicação e, no mesmo grau de importância: é necessário quem acompanhe estes
mesmos canais .
Sem comentários:
Enviar um comentário